Ferreira, Firmo CarpinteiroTomaz, Rui Jorge da Conceição2021-01-212021-01-212016http://hdl.handle.net/10400.26/34827As pessoas são sem dúvida, o mais importante nas organizações, sendo cada vez mais, o investimento na área de recursos humanos, considerado o motor do seu sucesso. A sua gestão tem grande complexidade, é necessário criar e manter em permanência, condições para que os seus comportamentos estejam em sintonia com os das organizações em que trabalham. O gestor/comandante policial deverá conhecer muito bem características e competências dos seus colaboradores para os poder motivar, no sentido do cumprimento das tarefas em linha com dos objetivos organizacionais. Este trabalho académico pretende dar um contributo para o conhecimento da motivação existente, nos agentes do serviço administrativo, bem como os fatores que para ela mais concorrem, segundo a perceção dos próprios. Foi realizada uma revisão das principais teorias que versam sobre a matéria, e efetuado um estudo de caso, através do método quantitativo, nas Áreas Administrativas das Divisões Destacadas do Cometlis, onde foram aplicados questionários, para aferir a real perceção dos Agentes sobre a temática. Face aos resultados, conclui-se que os elementos são suficientes, estão motivados e preparados para o trabalho, revelando contudo, insatisfação com a adequação da formação. Os principais fatores da sua motivação, são o inter-relacionamento com a chefia e com os colegas, as boas condições de trabalho, a formação adequada, o uso de plataformas informáticas, o reconhecimento de prestígio, os prémios de desempenho e a avaliação de serviço. O nível de satisfação existente, está correlacionado com a interação pessoal/laboral entre a chefia e os próprios colegas, indicando a existência de coesão interna. Existe pouca aptidão para a multifuncionalidade entre os elementos, limitando a mobilidade horizontal ou lateral, em casos e situações de excecional necessidade.People are, undoubtedly, the most important in organizations, being more and more an investment in Human Resources area. Its management is highly complex, becoming necessary create and mantain conditions so that their behavior can be focused on the same target of the organizations in which they work. The manager/police commander must know the characteristics and skills of his employees, so that he can motivate, in order to fulfill tasks, in line with organizational objectives. This academic work intends to be a contribution for the knowledge of the existing motivation in the administrative service agents, as well as the factors that more strongly contribute, according to the perception of themselves. A review of the main theories was made, which deals with this matter and a study case was made as well, through a quantitative method in the Administrative Areas of Divisions Cometlis, where questionnaires were applied to assess the real perception of the agents on the subject. Due to the results, it is concluded that sufficient elements are motivated and ready for work, revealing however, dissatisfaction with the training’s suitability. The main motivation factors are the inter relationship with the leadership and colleagues ,good working conditions , proper training , the use of computer platforms , prestigious recognition the performance bonus and evaluation service . The existing level of satisfaction is related with personal / work interaction between the leadership and the colleagues themselves, indicating the existence of internal cohesion. There is little aptitude for the multifunctionality between the elements, limiting horizontal or lateral mobility in situations of exceptional needs.porMotivaçãoDesempenhoSatisfaçãoChefiaLiderançaA motivação dos Agentes da área administrativa das Divisões Destacadas do COMETLIS, face ao desempenho das suas tarefas - estudo exploratórioreport