Faria, LilianaRibeiro, Maria Carlos Batista da Luz Amaro2023-12-072023-12-072023-09-07http://hdl.handle.net/10400.26/48439Existe evidência que demonstra a relação entre estilos parentais e competências socioemocionais em crianças e adolescentes, porém poucos estudos existem na população adulta acerca desta temática. Desta forma, o presente estudo tem como principal objetivo colmatar essa lacuna e analisar o efeito preditor dos estilos parentais, estatuto socioeconómico e estilos de vinculação nas competências socioemocionais. Este estudo apresenta uma metodologia quantitativa, descritiva e correlacional de caráter transversal com recurso a um questionário através da plataforma Jotform, onde se obteve uma amostra de 153 participantes, dentro dos quais 99 (65%) são do sexo feminino e 54 (35%) do sexo masculino. Ao longo do presente estudo, foram realizadas análises psicométricas das escalas, análises de diferenças entre grupos, análises correlacionais e de regressão. Os resultados obtidos demonstram que existe relação entre competências socioemocionais e estilo parental autoritativo e permissivo de ambos os pais, porém esta não se verifica no estilo autoritário. Além disso, realizou-se uma análise de regressão múltipla, tendo-se obtido um modelo no qual se verificou o efeito preditor das variáveis de interação (Estilos Parentais-Estilos de Vinculação) nas competências socioemocionais, nomeadamente, do estilo autoritário e permissivo do pai em cruzamento com um estilo de vinculação ansioso, bem como do estilo permissivo da mãe em conjunto com um estilo de vinculação ansioso. Contudo, a variável estatuto socioeconómico não se revelou explicativa das competências socioemocionais. A investigação em questão permite aprofundar o conhecimento acerca da temática em estudo, podendo ter implicações na prática de intervenções dirigidas ao aumento das competências socioemocionais.There is evidence demonstrating the relationship between parenting styles and socioemotional skills in children and adolescents. However, few studies exist in the adult population regarding this topic. Thus, the present study aims to fill this gap and analyze the predictive effect of parenting styles, socioeconomic status, and attachment styles on socioemotional skills. This study employs a quantitative methodology using a questionnaire administered through the Jotform platform, from which a sample of 153 participants was obtained. Among them, 99 (65%) are female, and 54 (35%) are male. Throughout the study, psychometric analyses of the scales, group differences analyses, and correlational analyses were conducted. The obtained results demonstrate that there is a relationship between socioemotional skills and both authoritative and permissive parenting styles of both parents, but this relationship is not observed in the authoritarian style. Furthermore, a multiple regression analysis was conducted, resulting in a model that showed the predictive effect of interaction variables (Parenting Styles-Attachment Styles) on socioemotional skills. Specifically, the authoritarian and permissive style of the father in conjunction with an anxious attachment style, as well as the permissive style of the mother in conjunction with an anxious attachment style, were found to be predictors. However, socioeconomic status was not found to explain socioemotional skills. This research has deepened the knowledge about the studied theme and may have implications for interventions aimed at enhancing socioemotional skills.porEstilos ParentaisCompetências SocioemocionaisAdultosEstatuto SocioeconómicoEstilos de VinculaçãoEfeito preditor dos estilos parentais, estatuto socioeconómico dos pais e estilos de vinculação nas competências socioemocionaismaster thesis203417143