Ferreira, AntónioMota, Luís2023-09-152023-09-152018http://hdl.handle.net/10400.26/46548A nossa abordagem centra-se na problemática do pacifismo e educação, em Portugal, no século XXI. Consideramos o ciberespaço como arena para a sua constituição como problema social. Após pesquisas exploratórias identificamos as expressões “pacifismo e educação”, “educação e pacifismo” e “educação para a paz” como ponto de partida para a constituição de um acervo documental. A pesquisa realizou-se na web 2.0, mobilizando como browser, o Chrome, e com recurso a um motor de busca, o Google. Como restrições estabeleceram-se a localização (Portugal) e a língua (português). As fontes foram sujeitas a análise documental com recurso ao método crítico. O estudo permitiu-nos: caracterizar a diversidade de fontes em presença e as audiências a que se destinam; identificar organizações e atores, argumentos, diferentes posicionamentos e objetivos; elaborar uma leitura compreensiva da educação para a paz, em Portugal, como problema socioeducativo.porEducação para a pazEducação e pacifismoEducação para a cidadaniaEducation for peaceEducation and pacifismEducation for citizenshipA educação para a paz no Século XXI: busca de sentidos no espaço virtualEducation for peace during the XXI century: search for meanings in cyberspacejournal articlehttps://doi.org/10.26568/2359-2087.2018.3110