Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-Mendes, Ana Cristina Monteiro2021-12-102021-12-102021http://hdl.handle.net/10400.26/38253O presente Relatório Final foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1ºCiclo, durante o decorrer do estágio curricular, e tem como finalidade analisar a perceção das crianças e da educadora de infância acerca do reconhecimento e autorregulação das emoções. A amostra deste estudo foi composta por 6 crianças, com idades compreendidas entre os 5 e 6 anos de idade e uma educadora. Os resultados obtidos indicaram que as crianças revelam reconhecer as emoções. Quanto à emoção medo, foi a que as crianças tiveram mais dificuldade em reconhecer. A análise das respostas obtidas mostra que neste grupo, a maioria das crianças consegue identificar, reconhecer e nomear expressões emocionais. Os dados recolhidos revelam da parte da educadora alguma dificuldade sobre como abordar este assunto com as crianças.porEducação Pré-EscolarDesenvolvimento EmocionalEmoçõesPerceção das CriançasReconhecimento e autorregulação das emoções nas criançasmaster thesis202784215