Queiroga, Ana PaulaFernandes, Gabriel2016-05-022016-05-022015-09-07http://hdl.handle.net/10400.26/13447O Marketing Relacional hoje em dia é imprescindível para qualquer tipo de empresa, para que esta tenha sucesso e consiga ultrapassar a atual conjuntura económica. É importante que os clientes conheçam bem realidade da empresa, as suas verdadeiras necessidades e motivações e por outro lado integrar o cliente na estratégia da empresa. Desta forma conseguirão um grau de satisfação mais bem conseguido assim como a sua fidelização. A presente dissertação tem como objetivo conhecer os clientes da Ambar, suas necessidades e grau de satisfação. Os resultados mostram que é importante apostar na melhoria do marketing mix, em especial no produto, distribuição e pessoas, bem como na comunicação e relações com os colaboradores, nomeadamente os comerciais e clientes. Estes aspetos afiguram‑se essenciais para garantir a recuperação da Ambar de forma sustentável no médio e longo prazo.porMarketing relacionalSatisfação dos clientesFidelizaçãoA satisfação dos clientes da âmbar na base do sucesso a médio e longo prazomaster thesis201137771