Andrade, AlexandreCorreia, José2021-10-272021-10-272021-01-12http://hdl.handle.net/10400.26/37837O presente relatório incide sobre a Prática de Ensino Supervisionada (P.E.S.) no âmbito do Mestrado em Ensino de Música no Instituto Piaget de Viseu. Aborda a temática do Ensino Coletivo do Instrumento Saxofone no ensino oficial e não oficial de música através de dois estudos de casos: o Projeto para a Promoção do Sucesso Escolar no 1º Ciclo – ensino especializado da música em Mangualde, e o projeto Plus Sax. Aclarará as vantagens e desvantagens de ensinar saxofone em contexto de grupo, reforçando a importância do repertório em contexto de ensino coletivo do saxofone. Trata ainda a experiência como professor estagiário num ano marcado pela suspensão das aulas devido à pandemia de COVID-19, incidindo na diferença entre o período de pré-confinamento e período de confinamento.porEnsinoColetivoInstrumentoSaxofoneCOVID-19Ensino Coletivo do Instrumento Saxofone, no ensino oficial e não oficialmaster thesis202690849