Santos, Victor Manuel Oliveira Cruz dosBacalhau, Lara Sofia MendesLopes, Inês dos Reis Magalhães2023-01-192023-01-192022http://hdl.handle.net/10400.26/43271Atualmente, tem-se registado uma maior relevância do mundo digital e da tecnologia. Todo este crescimento proporcionou mudanças ao nível online, existindo uma grande presença dos indivíduos nas diversas redes sociais. As redes sociais passam a ser um dos meios mais acessíveis e desenvolvidos nos dias de hoje, intensificando-se a utilização das mesmas após a pandemia Covid-19. Assim, o digital tornou-se num meio imprescindível para criar ligações entre marca e consumidor, promovendo novos modos de consumo. As marcas apresentam oportunidades para promover os seus negócios, sendo que devem acompanhar as novas tendências dos consumidores. Por sua vez, essas mesmas tendências devem-se, grande parte, à visualização de vídeos nas redes sociais, bem como à grande utilização das redes sociais vídeo (Tiktok, Reels do Instagram e Youtube), mais propriamente às de vídeo curto e micro. O trabalho tem como objetivo compreender a forma como as redes sociais vídeo impactam o comportamento do consumidor, sendo estas cada vez mais usadas no meio digital. A metodologia foi feita por uma parte teórica de cada tema, seguida de um questionário aos utilizadores de redes sociais, com o objetivo de analisar as opiniões que nelas são transmitidas e o modo como os consumidores percecionam as mesmas e os seus conteúdos de vídeo. Através da análise dos resultados, proporcionam-se as conclusões do estudo, que fornecem o impacto das redes sociais vídeo no processo de tomada de decisão online.porMeio digitalVídeoRedes sociaisConsumidoresRedes sociais vídeoO impacto das redes sociais vídeo no processo de tomada de decisão na compra onlinemaster thesis203181956