Sousa, Maria FilomenaPinto, Tânia Gonçalves2016-11-252016-11-252015http://hdl.handle.net/10400.26/16413Mestrado, Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria, 2015, Escola Superior de Enfermagem de LisboaNo âmbito do 4º Curso de Mestrado em Enfermagem na Área de Especialização de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, foi realizado o presente relatório que pretende descrever o percurso desenvolvido na Unidade Curricular Estágio. A parentalidade como comportamento parental alicerçado no melhor interesse da criança é o fio condutor do meu processo de aquisição de competências enquanto Enfermeira Especialista em Enfermagem de Saúde da Criança e do Jovem. Com a finalidade de desenvolver competências de Enfermeira Especialista em Enfermagem de Saúde da Criança e do Jovem com enfoque na promoção da parentalidade desenvolvi um percurso assente no Modelo de Iniciado a Perito de Patricia Benner. Partindo da base teórica para a prática de cuidados e reflectindo sobre essa prática, aprofundei conhecimentos sobre a promoção da parentalidade em diferentes contextos, desenvolvi capacidades e habilidades para avaliar o desenvolvimento da criança e para intervir como estratégia de intervenção no apoio à parentalidade. Com o cumprimento do meu projeto de aprendizagem verifiquei que o enfermeiro especialista dinamiza intervenções centradas no interesse da criança visando um comportamento parental positivo. Neste percurso de aquisição de competências, prestei cuidados à criança e família nos contextos de prestação de cuidados definidos pela Ordem dos Enfermeiros.application/pdfporEnfermagem pediátricaCompetênciasEnfermeiro especialistaDe iniciado a perito um percurso a construir na promoção da parentalidademaster thesis201166151