Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-Loff, Philippe Bernard, 1955-Fernandes, Diana Raquel Gonçalves2016-04-222016-04-222015http://hdl.handle.net/10400.26/13260Este relatório final engloba a descrição, reflexão e conclusões acerca das experiências de estágio em EPE e em 1.º CEB, assim como de todo o percurso formativo que me trouxe até aqui. As experiências-chave que selecionei estão relacionadas com o estudo investigativo com recurso à Abordagem de Mosaico realizado em EPE, a importância da parceria escola-família e o trabalho de projeto também em EPE, as Unidades de Ensino Estruturado com recurso à metodologia TEACHH e a importância da arte no ensino, ambas relacionadas com o estágio em 1.º CEB, e, por último, uma reflexão acerca da articulação curricular entre EPE e 1.º CEB. A ideia que une todos os pontos deste relatório é um olhar global sobre estes dois níveis de ensino. Ao longo do texto vai sendo referida a importância de ter sempre presente o passado e futuro próximos das crianças, olhando o percurso escolar como uma trajetória contínua e não como um salto entre níveis. O outro eixo condutor deste texto refere-se à pertinência e relevância da reflexão na e sobre a prática docente. É importante refletir para adaptar, aperfeiçoar e evoluir.porEducação Pré-EscolarEnsino Básico 1º CicloPráticas EducativasPrática PedagógicaEntre a educação pré-escolar e o ensino do 1º C.E.B.master thesis201334038