Sá, DanielLino, Rufino André Pinheiro Pereira2024-08-122024-08-122013-04-04http://hdl.handle.net/10400.26/51674O principal objectivo deste estudo consistiu no desenvolvimento do conhecimento empírico no relacionamento entre as empresas e os seus clientes. Com consumidores cada vez mais exigentes, as empresas passam a operar de acordo com as necessidades dos consumidores, apostando e gerenciando as relações de longo prazo. Com esta investigação, procurou-se identificar os diversos determinantes do relacionamento e de algumas variáveis do Marketing Relacional, que permitisse analisar os efeitos nos consumidores. A metodologia adoptada passou por uma abordagem quantitativa, onde foi aplicado um questionário a clientes da PROGRESSOPLANTAS, e onde os resultados demostraram que vários são os determinantes que influenciam a compra de produtos e serviços de jardinagem, bricolage e plantas, não obtendo obrigatoriamente determinantes clássicos neste género de estudo, tais como a satisfação e/ou a fidelização.porMarketing relacionalOrientação de clientesFidelização de clientesDeterminantes do marketing relacional na compra de produtos e serviços de jardinagem, bricolage e plantasmaster thesis