Mateus, NunoSandra Helena Delgado Lima Francisco2018-02-262018-02-262015http://hdl.handle.net/10400.26/21558A presente investigação resulta de uma preocupação pessoal da qual pude presenciar na minha vida profissional relativo ao desenvolvimento da autonomia em crianças com Necessidades Educativas Especiais no pré-escolar, partindo da seguinte questão: Quais as estratégias de intervenção a utilizar em crianças com Necessidades educativas especiais no desenvolvimento da autonomia em ambiente pré-escolar. O principal objetivo foi analisar que tipo de estratégias os profissionais em educação utilizam assim como as dificuldades sentidas no desenvolvimento da autonomia. A investigação foi delineada numa perspectiva qualitativa por meio de uma investigação baseada em inquéritos e entrevista, o que permitiu colectar dados que orientassem a discussão deste trabalho. Para que fosse possível tal dissertação foi necessário também pesquisar vários autores que fosse de encontro ao tema e encontrar um fio condutor para a realização da mesma. Por fim podemos constatar que existe uma preocupação plena nos profissionais em educação em desenvolver a autonomia nas crianças com determinadas características, apesar de passarem por algumas dificuldades, estas no entanto não são entraves para alcançar determinados objectivos na área da autonomia com essas crianças.This research is the result of a personal concern which I witnessed in my professional life on the development of autonomy in children with Special Educational Needs in preschool, starting the following question: What intervention strategies to be used in children with special educational needs in developing autonomy in preschool environment. The main objective was to analyze what kind of professional education strategies in use as well as the difficulties in developing autonomy. The research was outlined in a qualitative perspective through a research based on surveys and interviews, which allowed collecting data which will assist in the discussion of this work. To make possible this dissertation was also necessary to research various authors who were against the issue and find a thread to perform the same. Finally we note that there is full concern in professional education in developing autonomy in children with certain characteristics, despite going through some difficulties, however these are not obstacles to achieving objectives in the area of autonomy with these children.porNecessidades Educativas especiaisAutonomiaEstratégias de Intervenção PedagógicaSpecial Educational NeedsAutonomyStrategies of Pedagogical InterventionA importância da autonomia em ambiente inclusivo. Quais as estratégias de intervenção a utilizar em crianças NEE, no desenvolvimento da autonomia em ambiente pré-escolarmaster thesis201858363