Borges, MónicaFonseca, Inês Isabel Almeida2023-10-182023-10-182023-06-27http://hdl.handle.net/10400.26/47343Vivemos numa era digital em que as redes sociais têm um impacto significativo na formação de opiniões, comportamentos e escolhas dos mais jovens. O TikTok, como uma das plataformas mais populares entre os mais novos, desempenha um papel cada vez mais influente na sua vida quotidiana, por isso, o objetivo deste estudo é compreender o papel dos Fitness Influencers do TikTok na adoção de um estilo de vida mais saudável da Geração Z. Para testar as hipóteses, desenvolveu-se um estudo quantitativo e recolheram-se dados através da realização de um questionário online a indivíduos da Geração Z seguidores de Fitness Influencers no TikTok. Através do recurso ao modelo de Regressão Linear Múltipla, foi possível verificar que, à exceção da hipótese relacionada com o conteúdo visual, as restantes hipóteses foram suportadas: tanto as características do Fitness Influencer (Relações Parassociais, Credibilidade Percebida e Similaridade) como as características do conteúdo publicado pelo mesmo (Qualidade Percebida e Interação Social) têm um contributo positivo na intenção comportamental da Geração Z. O presente estudo providencia conhecimentos e orientações importantes para influencers/profissionais da área, que queiram perceber de que forma podem exercer uma maior influência entre a Geração Z e para profissionais de marketing ou empresas que queiram criar campanhas de marketing de influência direcionadas à Geração Z através de Fitness Influencers do TikTok, visando a promoção de escolhas mais saudáveis de forma autêntica e impactante.We live in a digital age where social media has a significant impact on shaping the opinions, behaviors and choices of younger people. TikTok, as one of the most popular platforms among young people, plays an increasingly influential role in their daily lives, so the aim of this study is to understand the role of TikTok Fitness Influencers in the adoption of a healthier lifestyle by Generation Z. To test the hypotheses, a quantitative study was developed and data was collected by conducting an online questionnaire to Generation Z individuals who are followers of Fitness Influencers on TikTok. Through the use of the Multiple Linear Regression model, it was possible to verify that, except for the hypothesis related to visual content, the remaining hypotheses were supported: both the Fitness Influencer's characteristics (Parasocial Relationships, Perceived Credibility and Similarity) and the characteristics of the content published by the same (Perceived Quality and Social Interaction) have a positive contribution in the behavioral intention of Generation Z. This study provides important knowledge and guidance for influencers/professionals in the field who want to understand how they can exert greater influence among Generation Z and for marketers or companies who want to create influencer marketing campaigns targeting Generation Z through TikTok Fitness Influencers, aiming to promote healthier choices in an authentic and impactful way.porMarketing de influênciaAlimentação saudávelFitness influencersGeração ZTikTokO poder dos Fitness Influencers do TIKTOK na adoção de um estilo de vida mais saudável da Geração Zmaster thesis203369696