Monteiro, Elisabete Alexandra PinheiroMelo, Filipe Manuel SoaresRebelo Leandro, Cristina2023-11-082023-11-082015http://hdl.handle.net/10400.26/47874Este estudo, quasi-experimental, pretendeu analisar a dança criativa como um meio de aprendizagem interdisciplinar de conteúdos das áreas curriculares e da criatividade. Os objetivos da investigação foram: analisar o impacto da dança criativa na aprendizagem de conteúdos de Estudo do Meio, Português e Matemática e a influência da dança na atitude criativa, em crianças do 2.º Ano do 1.º Ciclo Ensino Básico. A amostra incluiu oito turmas (cinco do grupo experimental e três do grupo de controlo), perfazendo um total de 117 crianças. Como proposta metodológica apontámos para uma intervenção composta por quatro sessões de dança criativa em cada área disciplinar no grupo experimental, tendo os dois grupos sido avaliados através de fichas de desempenho, em três momentos diferentes (pré-teste, pós-teste e reteste) e através do teste de criatividade, no pré e pós-testes. Os dados foram analisados maioritariamente com recurso a análises de variância e testes t de Student para amostras emparelhadas. As conclusões evidenciaram que os alunos que consolidaram os conteúdos nas aulas de dança criativa apresentaram diferenças significativas nos ganhos de aprendizagem na área disciplinar de Estudo do Meio, Português e Matemática, por comparação ao grupo controlo. No referente à criatividade concluímos que a intervenção pela dança criativa não apresentou qualquer efeito ao nível da atitude criativa dos alunos.porDança criativaaprendizagem interdisciplinaráreas disciplinares de Estudo do Meio, Português e Matemáticaatitude criativa; 1.ºCiclo do Ensino BásicoCreative danceinterdisciplinary learningdisciplinary areas of Social Studies, Portuguese, and Mathematicscreative attitudeprimary educationA dança criativa e a aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico : contributos de uma abordagem interdisciplinar no estudo do meio, no português, na matemática e na atitude criativadoctoral thesis