Silva, António Manuel Amaro Calheiros daJesus, Maria José dos Santos de2022-06-212022-06-212022http://hdl.handle.net/10400.26/41142Os sistemas de avaliação de desempenho, como é o caso do Balanced Scorecard (BSC), promovem a monitorização da atividade organizacional, garantindo uma resposta adequada e atempada aos desvios e uma correta alocação dos recursos às atividades e/ou processos, resultando daí um melhor desempenho e criação de valor para os stakeholders. O presente trabalho descreve o processo de implementação de um BSC, numa PME portuguesa. Através do desenvolvimento deste instrumento de apoio à gestão pretende-se otimizar o desempenho organizacional, melhorar os procedimentos internos criando para o efeito uma base sólida de acompanhamento e controlo sustentável da estratégia. O cruzamento de diferentes fontes de informação, como as entrevistas, a consulta de documentos internos, a perceção das atividades desenvolvidas permitiu construir uma ferramenta que se espera que dê o seu contributo para a melhoria da performance e alcance dos resultados pretendidos. Considerando a formulação estratégica seguida e, as análises efetuadas ao ambiente externo e interno foi possível, a par com o CEO, definir um conjunto de objetivos que se ajustam aos ideais da empresa. Tais como o crescimento da faturação internacional; o aumento da carteira de clientes internacionais; a retenção de clientes; o controlo de qualidade da produção; o melhor acompanhamento das vendas e dos seus clientes; a melhoria das competências linguísticas e dos conhecimentos técnicos e, a melhoria da comunicação interna.porBalanced scorecardEstratégiaGestão de desempenhoA implementação de um balanced scorecard na empresa Arlindo, Marçalo e Malta Ldamaster thesis203026179