Nogueira, ClementinaAlbino, Jéssica2022-08-112022-08-112022-02-11http://hdl.handle.net/10400.26/41594Este relatório de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico resulta, fundamentalmente, da Prática de Ensino Supervisionada. Com a pandemia de Covid-19 ocorreram transformações na relação entre as tecnologias digitais e a educação. O crescente desenvolvimento das tecnologias e dos meios de comunicação intensificou o seu uso com motivos educativos, pelos estudantes e professores, promovendo o nascimento de novos paradigmas, processos de educação e comunicação, novos cenários de ensino e aprendizagens. As tecnologias em educação têm vindo a desafiar-nos à reflexão sobre o currículo e sobre o ensino-aprendizagem. Este relatório inclui um estudo que aparece durante o contexto da pandemia covid-19 que se instalou em Portugal em março de 2020 afetando o mundo da educação. Com o vírus a contagiar cada vez mais adultos e crianças as escolas foram obrigadas a encerrar. As aulas passaram a ser online adotando assim um ensino remoto emergencial. Com o regresso ao ensino presencial foi possível perceber que muitos alunos foram prejudicados com a falta de meios tecnológicos, dado que não lhes foi possível estarem presentes nas aulas remotas, perdendo os conteúdos que estavam a ser lecionados. Foi assim formulada a seguinte pergunta de investigação: Quais as diferenças entre o ensino público e o ensino privado que se acentuaram com a pandemia? De forma a conseguir obter resposta à pergunta de investigação, desenvolveuse uma investigação qualitativa, recorrendo a entrevistas realizadas junto dos professores. Foram inquiridas quatro professoras do ensino público e quatro professoras do ensino privado. Com a realização das entrevistas e análise das mesmas foi possível perceber que o recurso às tecnologias durante a pandemia e o ensino remoto emergencial gerou diferenças entre os alunos da escola pública e os alunos da escola privada, pois muitos alunos do ensino público não tinham meios tecnológicos para aceder às aulas. Conclui-se que estas diferenças atrasaram de forma mais intensa os professores no ensino público no desenvolvimento de seus conteúdos.porPandemiaEscola pública e privadaEnsino emergencialTecnologiaDocênciaUm novo mundo:o ensino remoto emergencialmaster thesis203026799