Vilhena, CarlaMota, Luís2023-09-182023-09-182013http://hdl.handle.net/10400.26/46579O estudo do processo de profissionalização da maternidade, através da análise de discursos sobre a educação para a maternidade constitui o principal objetivo do presente trabalho. Nesse sentido, procedemos à análise de discursos difundidos nas revistas de educação familiar, publicadas em Portugal no período compreendido entre 1945 e 1958. Os nossos resultados permitiram verificar que a ideia difundidas pelos colaboradores que escrevem nas revistas é a de que a boa mãe é aquela que segue os princípios modernos de criação e educação das crianças; tal permite a equiparação da maternidade a uma profissão e o consequente tratamento das mães como profissionais científicos de cuja ação depende o bem-estar físico e psicológico das crianças. Foi possível ainda observar, através da análise das cartas que as mães escrevem para as revistas, a adesão destas mulheres, letradas e pertencentes às classes média ou alta, à ideologia de maternidade veiculadas através das revistas de educação familiarpor“É preciso educar as mães”: as revistas de educação familiar e a profissionalização da maternidade (1945-1958)journal article