Moreira, Luís Filipe CunhaSilva, Mariana Simões Prisca Vidigal da2017-07-122017-07-122016-10http://hdl.handle.net/10400.26/18623o presente relatório de estágio incide sobre o tema designer como produtor, focando o caso particular dos estúdios e ateliers que, em Portugal, desenvolvem o seu trabalho fora dos sistemas de produção convencionais realizando, desse modo, objetos gráficos manufaturados de variados tipos. Inicia-se a abordagem ao tema através de uma retrospetiva sucinta à evolução da produção gráfica no que diz respeito à prática e ao conhecimento. No âmbito do desenvolvimento do tema, através de um programa de entrevistas previamente selecionadas, foi possível conhecer as opiniões e convicções de profissionais de design que produzem objetos gráficos com o recurso a ferramentas e métodos mais tradicionais, sendo que, em alguns casos, usando, em complemento, a novas tecnologias. Procurou perceber-se como é que funciona a produção gráfica manufaturada no atual contexto de mercado e se esta é uma prática em expansão. Quis-se entender como é que o uso de tecnologias tradicionais conjugadas com as novas tecnologias, podem gerar novas linguagens gráficas. Também se procurou saber se os designers e alunos consideram que as escolas do ensino superior de design gráfico são, de facto, espaços de produção experimental.porDesigner como produtorObjetos gráficos manufaturadosProdução gráficaFerramentas e métodos tradicionaisNovas tecnologiasProdução experimentalDesigner como produtor : visão e iniciativa, génese de um mercado em expansãomaster thesis201824825