Gancho, SaraBeato, Lara Catarina Ribeiro2024-12-032024-12-032023-11http://hdl.handle.net/10400.26/52940Esta dissertação teve como objetivo investigar o comportamento dos consumidores de Fast Fashion em relação à Brand Loyalty e à Brand Image nas suas decisões de compra. O modelo de negócio de Fast Fashion caracteriza-se por ser bem-sucedido, em parte, devido à sua imagem de marca, preços acessíveis e às rápidas rotações das suas coleções, o que capta facilmente a atenção do seu público-alvo e incentiva ao consumo excessivo. Esta investigação analisou como é que os processos de Branding podem aumentar o valor percebido de uma marca de Fast Fashion e influenciar as gerações X, Y e Z nas suas escolhas e intenção de compra. Utilizando uma metodologia mista (quantitativa e qualitativa) os métodos escolhidos para o desenvolvimento da investigação incluíram um questionário quantitativo com 225 respostas, e 7 entrevistas semiestruturas. Os resultados demostram que, embora a consciência ambiental e os valores da marca não tenham uma influência significativa nas escolhas dos consumidores, o preço é o fator predominante que afeta as suas decisões. A Brand Image e a Brand Loyalty desempenham um papel crucial na construção da lealdade do consumidor, afetando positivamente a perceção de qualidade e preço dos produtos. Isso sugere que as marcas de Fast Fashion podem beneficiar ao investir na construção de uma imagem de marca sólida para atrair e reter os consumidores. Este estudo contribui para o conhecimento nas áreas de Branding, Fast Fashion e Comportamento do Consumidor, proporcionando insights valiosos sobre a interseção desses campos.This dissertation aimed to explore the behavior of Fast Fashion consumers regarding Brand Loyalty and the influence of Brand Image on their purchasing decisions. The Fast Fashion business model is characterized by its success, partly due to its Brand Image, affordable prices, and rapid collection turnovers, easily capturing the attention of its target audience and encouraging excessive consumption. This research examined how Branding processes can enhance the perceived value of a Fast Fashion brand and influence the choices and purchasing intentions of Generation X, Y and Z consumers. Using a mixed methodology (quantitative and qualitative), the research methods included a quantitative questionnaire with 225 responses and 7 semi-structured interviews. The results revealed that while environmental awareness and brand values do not significantly impact consumer choices, price is the predominant factor affecting their decisions. Brand Image and Brand Loyalty play a crucial role in building consumer loyalty, positively influencing the perception of product quality and price. This suggests that Fast Fashion brands can benefit from investing in the development of a strong Brand Image to attract and retain consumers. This study contributes to the knowledge in the fields of Branding, Fast Fashion, and Consumer Behavior, providing valuable insights into the intersection of these areas.porBrandingFast FashionBranding para a Fast FashionComportamento do consumidorEconomia circularGreenwashingBrand Loyalty e Brand Image: influências nas escolhas dos consumidores de Fast Fashionmaster thesis203471407