Simões, Diana Margarida Freitas2023-07-242023-07-242022-09http://hdl.handle.net/10400.26/45673O presente relatório é efetuado no âmbito do terceiro ano da licenciatura de Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional lecionada na Escola Superior de Gestão de Tomar. Este tem como principal intuito dar a conhecer as tarefas e atividades desenvolvidas no decorrer do estágio curricular na Unidade de Recursos Humanos do Município do Entroncamento, com uma duração de aproximadamente 270 horas. No mundo organizacional tem-se assistido a inúmeras alterações e o setor da Gestão de Recursos Humanos não é exceção. Como tal, é fundamental que qualquer entidade tenha uma boa capacidade para reagir e se adaptar ao meio envolvente, para que tanto a sua sobrevivência como longevidade não fiquem comprometidas, de alguma forma. A Gestão de Recursos Humanos nem sempre foi reconhecida como um setor crucial no interior de uma organização e, só recentemente houve uma mudança de mentalidades no que diz respeito a este aspeto. Esta área assume um papel essencial em qualquer empresa, seja ela de pequena, média ou grande dimensão, porque estabelece a ligação entre o topo de uma empresa e os colaboradores que nela desempenham as suas funções diárias. Constata-se, atualmente, que diversas organizações têm sentido uma forte evolução na gestão de pessoal, com o decorrer do tempo. Cada vez mais, verifica-se que este é um departamento que está em constante inovação, engloba inúmeras áreas de uma dada empresa (ao contrário de antigamente) e encontra-se ainda interligado a qualquer outro departamento. Os indivíduos já não são mais vistos como somente um recurso e, por isso, é preciso avaliar/gerir o desempenho dos mesmos, a fim de promover neles a motivação necessária para o desenvolvimento das suas competências. As leis estabelecidas em contexto organizacional, que precisam de ser respeitadas e cumpridas por parte dos seres humanos, encontram-se em alterações sucessivas. Por este motivo, a Gestão de Recursos Humanos é uma atividade que necessita de se encontrar atualizada e atuar de acordo com a legislação em vigor. Caso contrário, uma empresa poderá sofrer consequências significativas. O relatório encontra-se dividido em três capítulos. No primeiro capítulo é efetuada uma breve caracterização do Município do Entroncamento. No segundo capítulo é feito um enquadramento acerca da Gestão de Recursos Humanos. Por fim, no terceiro capítulo são apresentadas todas as atividades desenvolvidas no estágio curricular.porOrganizaçãoEstágio curricularRecursos humanosFunção públicaRecrutamentoGestão de recursos humanos no Município do Entroncamentoreport