Abrantes, Jorge Manuel de Oliveira FlorAndrade, Beatriz Alexandra Nunes Martins de Gouveia2024-04-102024-04-102023http://hdl.handle.net/10400.26/50530O presente relatório é o resultado do estágio realizado no Hotel EPIC SANA Marquês, no contexto do Mestrado em Gestão Hoteleira, com o propósito de avaliar a aplicabilidade das estratégias de controlo de custos no seu Departamento de Food & Beverage e, assim, identificar potenciais redundâncias e tópicos passíveis de melhoria e/ou otimização. A pergunta de partida é: como funciona e qual o grau de eficiência de controlo de custos do Hotel EPIC SANA Marquês? No presente relatório, o modelo de investigação insere-se numa abordagem quantitativa, através de uma análise e observação direta de dados e relatórios disponibilizados, que permitem uma análise do controlo de custos. Para atingir os objetivos, realizou-se uma revisão bibliográfica que aborda inúmeros conceitos que permitam enquadrar o tema do controlo de custos com foco no departamento de F&B. Os dados obtidos foram processados e os resultados são a base deste relatório, suportado por referências bibliográficas pertinentes, sempre numa ótica construtiva e de melhoria de processos internos do Hotel EPIC SANA Marquês. Nos meses em análise, verifica-se uma evolução bastante positiva, tanto em termos comparativos da previsão versus atual como nos valores atuais ao longo das semanas estudadas. É notório que o maior impacto da receita total para o crescimento contínuo do GOP (Gross Operating Profit). Em valores absolutos, a receita assumiu sempre um maior aumento, impactando diretamente no aumento do GOP. À exceção da 9ª semana de 2022, a receita esteve sempre acima do seu forecast e, foi também aumentando desde a 6ª até à 16ª semana. Nesse sentido, é possível concluir que houve eficiência de custos, mantendo-se sempre abaixo do valor padrão de 30%, com exceção do restaurante Allora (com abertura recente e a precisar de mais tempo para ganhar escala) e room service onde o controlo de custos se mostrou apenas acima do valor padrão em abril. As principais limitações deste relatório são: a escassa bibliografia; tratar-se se um hotel recém-inaugurado, em plena fase de restrições COVID-19; e, o menor poder estatístico dos números analisados, dada a referida fase de abertura do hotel. Como sugestões destacam-se: execução e cumprimento das fichas técnicas; comunicação constante entre Departamentos e entre chefias e colaboradores; realização de inventários mensais sempre pela mesma pessoa de cada departamento; monitorização dos consumos internos; constituição de focus groups; e, formação contínua.This report is the result of the internship carried out at the EPIC SANA Marquês Hotel, in the context of the Master in Hotel Management, with the purpose of evaluating the applicability of cost control strategies in its Food & Beverage Department and, thus, identifying potential redundancies and possible topics of improvement and/or optimization. The starting question is: how does it work and how efficient is the EPIC SANA Marquês Hotel in terms of cost control? In this report, the research model is part of a quantitative approach, through an analysis and direct observation of available data and reports, which allow an analysis of cost control. In order to achieve the objectives, a complex bibliographic review was carried out that addresses numerous concepts that allow the theme of cost control to be framed with a focus on the F&B department. The data obtained was processed and the results are the basis of this report, supported by relevant bibliographic references, always in a constructive perspective and of improvement of the internal processes of the EPIC SANA Marquês Hotel. In the months under analysis, there is a very positive evolution, both in comparative terms of the forecast versus current and in the current values over the weeks studied. It is clear that the biggest impact for the continued growth of the GOP (Gross Operating Profit) came from the total revenue. In absolute values, revenue always had the largest increase, directly impacting the increase in GOP. With the exception of the 9th week of 2022, revenue was always above its forecast and was also increasing from the 6th to the 16th week. In this sense, it is possible to conclude that there was cost efficiency, always remaining below the standard value of 30%, with the exception of the Allora restaurant (with recent opening and needing more time to gain scale) and room service where the control of costs was just above the standard value in April. The main limitations of this report were: the scarce bibliography; it is a newly opened hotel, in the midst of COVID-19 restrictions; and, the lower statistical power of the numbers analyzed, given the aforementioned phase of opening of the hotel. As suggestions, the following stand out: execution and compliance with the technical sheets; constant communication between Departments and between managers and employees; carrying out monthly inventories always by the same person from each department; monitoring of internal consumption; constitution of focus groups; continuous formation.porControloCustosF&BEficiênciaHotelGrupo SANAControlCostsEfficiencySANA GroupControlo de Custos: a sua aplicabilidade no departamento de F&B do Hotel EPIC SANA MarquêsRelatório de estágiomaster thesis203547381