Monteiro, Inês2024-04-152024-04-152023-02RevSalus, 2023, 5(1):111-116. https://doi.org/10.51126/revsalus.v5i1.4882184-48602184-836Xhttp://hdl.handle.net/10400.26/50607A realização de registos de aprendizagem permite a integração dos conteúdos ministrados durante o curso e a relação com os conteúdos práticos. Apresenta-se uma experiência de morte de uma adolescente em contexto de ensino clínico com recurso à ferramenta strengths,weaknesses, opportunities e threats (SWOT) com o objetivo de refletir à cerca da situação clínica procurando o desenvolvimento de competências e a aprendizagem. A descrição segmentada do caso alinhada com a revisão da literatura permitiu a identificação de forças (aquisição de competências emocionais e de comunicação e o estabelecimento de uma relação terapêutica com a família), fraquezas (insegurança nos cuidados e o confronto direto com uma situação de morte de uma adolescente), oportunidades (aprendizagem com a enfermeira tutora nomeadamente no modo de intervir, na comunicação com os pais, na antecipação de cuidados e no desenvolvimento e gestão de competências emocionais) e ameaças (complexidade da situação e tensão vivenciada). São abordados os aspetos mais relevantes em relação com a literatura sobre o tema enquanto etapa fundamental na evolução enquanto estudante e futura profissional.porPediatriaAprendizagemEstudantes de enfermagemCriançaEnfermagem pediátricaRegisto de aprendizagem : análise SWOT de uma experiência de morte de uma adolescente em contexto de ensino clínicoLearning report : SWOT analysis of an adolescent death experience in the context of clinical teachingjournal article10.51126/revsalus.v5i1.488