Pires, HenriqueSilva, Fabiana2015-12-022015-12-022015-09-15http://hdl.handle.net/10400.26/10343Ao longo dos anos, assistimos a uma evolução e a uma constante inovação da sociedade e do conhecimento, tendo presente, cada vez mais a ideia da globalização. As perspetivas de um mercado cada vez mais comum, estabelecidas pelo fortalecimento da concorrência, pelo aumento da competitividade e pelo surgimento de grandes economias, têm estimulado países a construírem instituições cada vez mais fortes e diferenciadoras, de forma a alcançar uma vantagem competitiva que permita uma boa gestão nas relações com os clientes e a valorização destes produtos e serviços nos mercados internacionais. A crescente concorrência nacional e internacional entre estabelecimentos hoteleiros destaca a necessidade de diferenciação da oferta através de variáveis como a identidade e credibilidade. Desta forma, nos últimos anos, nas regiões do Alentejo e Douro presenciamos à concretização de projetos turísticos de luxo e direcionados para o vinho, criando uma oferta diversificada capaz de atrair novos clientes e atingir novos mercados internacionais, com base em fatores naturais e culturais e na qualidade e excelência dos seus vinhos. O domínio deste projeto assenta, essencialmente, no Enoturismo, no Marketing de Turismo e na gestão de marketing como abordagem aos hotéis vínicos. A metodologia utilizada consiste num estudo qualitativo, com um guião de entrevista semiestruturada e onde o foco de estudo é o The Yeatman Hotel. Este projeto contribui para compreender a perspetiva da hotelaria vínica na gestão de marketing, percebendo quais as estratégias de marketing mais utilizadas, de forma a perceber o impacto que as mesmas causam nos fiéis e potenciais clientes.porEnoturismoMarketingTurismoSetor VitivinícolaHotéis VínicosA abordagem da gestão de marketing na perspetiva dos hotéis vínicos: o estudo de caso the Yeatman Hotelmaster thesis201136007