Rodrigues, Maria Rosário2015-06-162015-06-1620101647-3078http://hdl.handle.net/10400.26/8950Uma parte significativa do território português tem características rurais ou predominantemente rurais o que significa que muitas escolas portuguesas, estão inseridas em meio não urbano. Neste artigo procura-se identificar o que é uma zona rural e uma escola rural, discutindo algumas das suas características. Face às características peculiares destas escolas, à revisão de literatura efectuada e de alguma experiência que possuímos, procurou-se reflectir sobre as vantagens e desvantagens da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nestes contextos educativos, não só em sala de aula, mas também como instrumento facilitador da relação entre a escola e a comunidade. As conclusões que retiramos apontam para um papel que, não sendo consensual, parece importante em qualquer uma destas áreas.A significant part of the Portuguese territory has rural characteristics, or is predominantly rural, which also means that many Portuguese schools are located in non-urban areas. With this paper we intend to identify what is the meaning of a rural area and a rural school, by discussing some of its features. Given the peculiar characteristics of these schools, the literature reviewed and some experience that we have, we tried to reflect on the advantages and disadvantages of the use of Information and Communication Technologies (ICT) in these educational contexts, not only within the classroom, but also as a tools to help the development of relationship building between the school and the community. The conclusions we draw are pointing to a role that, even though is not consensual, seems important in any of these areas.por1º CicloTecnologias de informação e comunicaçãoInternetRuralEscola ruralEscolas de pequena dimensãoPrimary SchoolsInformation and communication technologiesInternetRuralRural schoolSmall schoolsAs tecnologias de informação e comunicação e a escola em meio ruraljournal article