Silva, Maria Alcina Velho Dourado da2022-11-042022-11-042022Dourado, A. (2022). A carteira de competências aplicadas à comunicação social: Um estudo de caso. In S. C. Soares, F. Remião, A. V. Martins, & S. Nunes (Coords.), Livro de Atas do 7.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (pp. 173-180). Universidade de Aveiro.978-972-789-768-1http://hdl.handle.net/10400.26/42228A unidade curricular (uc) Carteira de Competências (CC) permite o desenvolvimento de competências transversais/soft/hard skills através de experiências pedagógicas não formais/informais assumindo se como uma ação de apoio ao desenvolvimento de competências extracurriculares. Funciona desde 2007/2008 nos planos de estudos das licenciaturas da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE/IPS). Com esta uc pretende-se que o seu público-alvo realize, ao longo da licenciatura, opções tendentes à sua valorização de modo a promover a autonomia, desenvolver competências e aproximá-lo da profissão/emprego. Culmina com a obtenção de 5 créditos através da realização de um portfolio com o apoio de uma equipa de docentes-tutores. O presente artigo debruça-se sobre esta uc no contexto da licenciatura em Comunicação Social (CS). Atenta-se às especificidades da sua implementação através da análise do percurso de um grupo amostral de estudantes durante 3 anos procurando identificar quais as opções individuais de atividades realizadas. O objetivo consiste em determinar padrões/tendências na tipologia das atividades, a identificação das suas características principais e qual a relação das mesmas com a licenciatura. É um trabalho de pendor qualitativo e descritivo cuja pesquisa reside num estudo de caso longitudinal assente em análise temática.porEnsino superiorCompetênciasComunicação socialA carteira de competências aplicadas à comunicação social: um estudo de casobook part