Torres, Bárbara2021-08-182021-08-182021-07-28http://hdl.handle.net/10400.26/37339Atualmente é quase impossível imaginarmos um livro dirigido a crianças que não apresente ilustrações. Inerente ao universo da literatura infantil, a imagem vai-se espalhando, reverenciando o texto, ou até mesmo em alguns casos prescindindo dele e utilizando a ilustração como a própria narrativa. Pode-se dizer que a ilustração abre uma nova possibilidade para uma terceira leitura, dinamizando as relações entre palavra, imagem e a própria imaginação do leitor. Porém, para quem apresenta algum tipo de Deficiência Visual não é possível haver tal relação, criando assim, deste modo, uma certa lacuna quando relacionamos a ilustração com o campo da Deficiência Visual. Nos dias de hoje, a adaptação de tecnologias à Deficiência Visual começa a ser cada vez mais afluente, tanto em aplicações e jogos como teclados de computador ou dispositivos móveis. No entanto, apesar da escrita braile e adaptada à baixa visão se encontrar cada vez mais presente no nosso quotidiano, ainda é pouco frequente a sua presença em livros infantis, existindo um maior foco e interesse actualmente nas interfaces digitais, pondo em detrimento o objeto livro. Nessa incapacidade de obter informação visual, o tato é um dos sentidos que ocupa um papel importante no conhecimento do meio em redor e na aprendizagem. Seguindo o fio condutor deste processo lógico, é neste sentido que o livro tátil surge, como forma de estimulação. Este configura-se como um objeto multissensorial, explorando maioritariamente a perceção tátil, criando também uma certa curiosidade ao leitor normovisual – porque também se destina a este – de o compreender e estudar. Predomina um interesse proeminente na leitura e compreensão que um indivíduo que apresente qualquer tipo de Deficiência Visual retira através do uso do tato. Ao longo da pesquisa, foi compreendido que é incomum a existência de um livro infantil que possa ser lido e que seja direcionado tanto para crianças invisuais como de baixa visão, o que podemos observar é que o livro apenas se encontra orientado para um desses campos. Será então possível criar uma versão que inclua diferentes graus de Deficiência Visual num elemento só? Partindo dessa linha de pensamento, este projeto propõe a exploração da criação de um livro ilustrado inclusivo, tendo como base um conto infantil, sendo desenvolvido com o intuito de conjugar tanto a escrita braile como a tinta adaptada para baixa visão1 e a ilustração, para crianças com ou sem limitações a nível da visão.porDeficiência VisualIlustração para a InfânciaLivro TáctilDesign GráficoDesign InclusivoUm livro, várias leituras. Um livro tátil adaptado á deficiência visualmaster thesis202748316