Andrade, AlexandreFernandes, Dércio2021-10-282021-10-282020-03-03http://hdl.handle.net/10400.26/37852O presente relatório é composto por duas partes que, apesar de distintas, se interligam. A primeira parte reflete a prática de ensino supervisionada, através da caracterização do Conservatório de Música de Seia - Collegium Musicum (tal como dos alunos) e a apresentação dos planos / relatórios de aula previamente selecionados. Esta parte culmina com uma reflexão crítica à minha prática profissional, avaliando aprendizagens e dificuldades sentidas. A segunda parte tem como objetivo procurar respostas para a desmotivação sentida pelos alunos no ensino especializado da música, recorrendo às teorias cognitivistas e sócio-cognitivistas da motivação, bem como, desenvolvendo um novo método para a aprendizagem inicial do contrabaixo. Tendo como ponto de partida os diversos estudos que salientam e reforçam o papel da motivação para uma aprendizagem de sucesso, procura-se averiguar, através da opinião dos encarregados de educação e dos alunos, o impacto da adoção deste novo método para contrabaixo focado na motivação. Desta forma, pretende-se criar um espaço de reflexão quanto aos novos paradigmas e impasses do ensino artístico e do modelo pedagógico que regem as aulas de instrumento.pormotivaçãométodo para contrabaixoestratégias motivacionaisenvolvimento parentalprofessor fascinanteDesenvolvimento de um método pedagógico para contrabaixo focado na motivaçãomaster thesis202644871