Rodrigues, Mafalda Sofia dos Santos2013-12-112013-12-112013-07http://hdl.handle.net/10400.26/5048Neste Relatório, à presente Introdução seguem-se três capítulos, nos quais se apresentam relatos diários de estágio, planificações de aulas e dispositivos de avaliação. O capítulo referente aos Relatos Diários está dividido em catorze secções, de forma a relatar todo o contexto do Pré-Escolar e 1.º Ciclo. Inicio o capítulo referindo-me às rotinas praticadas por crianças dos grupos e turmas de ambas as escolas onde estagiei, as onze secções seguintes respeitam a cada grupo/turma por escola – de Alcobaça ou de Lisboa; a última secção refere-se ao estágio intensivo realizado em Leiria. No segundo capítulo, para além da fundamentação teórica sobre o ato de planificar, encontram-se quatro planificações que fiz para algumas das aulas que leccionei. Duas delas são referentes ao Pré-Escolar (especificamente, na Área de Conhecimento do Mundo e na Área de Expressão e Comunicação, Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita) e outras duas ao 1.º Ciclo do Ensino Básico (de Português e de Matemática). No terceiro capítulo, depois de reflectir sobre a avaliação, encontram-se quatro dispositivos de avaliação que apliquei durante o meu Estágio Profissional. A um grupo de Pré-Escolar, foram aplicados dois dispositivos de avaliação, respeitantes à Área de Expressão e Comunicação, Domínio da Matemática e Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita. Em duas turmas do 1.º Ciclo do Ensino Básico (de 1.º e 3.º anos de escolaridade), apliquei dispositivos de avaliação relativos a Estudo do Meio e a Português. 5 No final destes capítulos, após a Reflexão Final, onde farei considerações gerais sobre o estágio e o presente trabalho, apresento as Referências Bibliográficas e os Anexos.porRelatórioEducação pré-escolarEnsino básico 1° cicloRelatório de estágio profissionalmaster thesis201198398