Rodrigues, FilipeFerreira, Tatiana Sofia Santos2017-04-072019-10-012016-09-22http://hdl.handle.net/10400.26/18170Este projeto tem como área de estudo o email marketing, com foco na aquisição de novos potenciais clientes (leads). Este estudo pretende contribuir para uma comunicação mais eficaz entre as marcas e o seu público-alvo, através da aplicação de uma metodologia de análise quantitativa para populações específicas. Na metodologia desenvolvida foi aplicado o método de análise de frequências dividindo assim os dados por classe/agrupamento de campanhas de acordo com a sua performance. Desta forma foi possível verificar em que agrupamento as variáveis tinham maior influência sobre a taxa de clique e/ou abertura. Assim, foi desenvolvida uma metodologia de análise para populações específicas, aplicável ao email marketing. Esta foi ainda aplicada a uma amostra específica resultando num guia de melhores práticas com ações comprovadas, que para maior fácil compreensão foi traduzido num infográfico. É importante salientar que os resultados destas campanhas são fruto do comportamento de uma população específica e por isso não podem ser generalizados; no entanto a metodologia aqui usada no que toca à análise de dados poderão ser totalmente replicadas.porMarketingMarketing digitalComportamento do ConsumidorEmail marketing: metodologia quantitativa para definição de melhores práticasmaster thesis201678624