Costa, Marlia Cléia Ferreira2025-12-042025-12-042025-10-24http://hdl.handle.net/10400.26/60238Analisa-se os desafios da gestão escolar mediante o uso do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) na região do Médio Mearim, sob a jurisdição da Unidade Regional de Educação de Pedreiras, no estado do Maranhão – Brasil. A pesquisa parte da premissa de que o FUNDEB, enquanto principal mecanismo de financiamento da educação básica no país, é fundamental para garantir o acesso, permanência e qualidade do ensino público, bem como para a valorização dos profissionais da educação e fortalecimento da gestão escolar. O estudo adota uma abordagem quantitativa e qualitativa, com levantamento documental e entrevistas com gestores escolares e professores da rede pública municipal. Os resultados evidenciam que, embora o FUNDEB tenha contribuído significativamente para a melhoria das condições de ensino e remuneração dos docentes, ainda existem barreiras relacionadas à distribuição equitativa dos recursos, à capacitação contínua dos profissionais, à transparência na aplicação dos fundos e à autonomia administrativa das escolas. Conclui-se propondo recomendações para a otimização do uso dos recursos do FUNDEB, com vistas a fortalecer a equidade e a eficácia da política educacional na região.porgestão escolarensinoeducaçãoOs Desafios da Gestão Escolar Mediante o Fundeb no Médio Mearim – Maranhãomaster thesis204063574