Reis, Ana MariaMeneses, Damião Aires Martins Ferreira de2022-07-292022-07-292022-06-132022-04-07http://hdl.handle.net/10400.26/41507O presente trabalho corresponde ao projeto realizado para finalização do Mestrado em Gestão de Empresas, descrevendo as funções como F&B Junior Coordinator, no departamento F&B Administration do hotel Radisson Blu Golden Sands em Malta, em estágio com a duração de 4 meses em 2021. Os principais contributos do presente relatório assentam na realização de análises SWOT e PESTAL, para melhor contextualização, bem como na utilização de estatísticas descritivas dos dados recolhidos no decurso no estágio, considerando: os resultados financeiros apresentados nos bares do hotel durante os meses de estágio; análise dos cover reports por mês e por restaurante; análise de questionários de satisfação dos clientes; faturação estimada na época festiva e a comparação da evolução anual. Os resultados apontam para uma tendência de decréscimo da faturação dos bares entre setembro de novembro de 2021, associada à sazonalidade, e tendência semelhante foi verificada nos restaurantes. O restaurante Flavours apresentou uma melhoria em 2021, fruto dos ajustamentos implementados para fazer face à COVID-19. Dos questionários dos clientes resultou que, em 2021, os restaurantes apresentaram uma melhoria no nível global de satisfação, e 99% e 90% dos inquiridos, respetivamente, pretendem voltar ao restaurante indiano e italiano. Os resultados da época festiva apontam para menos reservas em 2021 e valor de vendas inferior ao do ano anterior. A realização do relatório de estágio demonstra que o Hotel possui vantagens competitivas relativamente à concorrência, tais como localização e relação com clientes ingleses, tendo obtido bons resultados, mesmo no período da pandemia.porTurismo em Maltafood and beveragesatisfação dos clientesvantagem competitivaGestão e Administração na Radisson Blu Golden Sands, Maltamaster thesis203046005