Lucas, Pedro BernardesBernardo, Deolinda Cardoso do Espírito Santo2023-01-192023-01-192021http://hdl.handle.net/10400.26/43262A satisfação do cliente (SC) é um indicador significativo e uma das dimensões fundamentais para melhorar a qualidade dos cuidados de enfermagem (QCE). Os enfermeiros gestores atuam como um elemento fundamental entre as necessidades dos clientes, dos enfermeiros e da organização. O presente trabalho pretende avaliar a SC com os CE prestados por uma Equipa de Cuidados Continuados Integrados (ECCI) de um Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da região de Lisboa. O instrumento de recolha de dados neste estudo foi o formulário SATENF-ECCI [Versão2] “Satisfação dos Clientes com os Cuidados de Enfermagem Prestados nas Equipas de Cuidados Continuados Integrados” de (Vilela 2018). A análise quantitativa dos dados foi feita com recurso ao programa SPSS 2 Das seis dimensões analisadas verifica-se no geral com boa pontuação, no entanto destacam-se o Acesso e as Competências do Enfermeiro. As menos pontuadas foram o envolvimento e participação dos clientes, CE, organização dos cuidados e intensidade no acompanhamento e continuidade de cuidados. Conclui-se que, melhorar na explicação sobre o funcionamento e organização do serviço; alargar o tempo de dedicação ao prestador de cuidados bem como prepará-lo para prestar cuidados ao cliente dependente e aumentar o número de visitas, beneficia o cliente e a sua satisfação com os CE.porAdministração em enfermagemGestão da qualidadeCuidados de enfermagemSatisfação do pacienteSatisfação dos clientes com os cuidados de enfermagem de uma equipa de cuidados continuados integrados da região de Lisboamaster thesis203093984