Amaro, Ana Cristina dos SantosMurtar, Evanilde de Jesus Olinda2024-12-032024-12-032024http://hdl.handle.net/10400.26/52939A logística é a área da Cadeia de Abastecimento, responsável pela transferência de produtos e informações de um ponto inicial – fornecedor – para um ponto final – cliente, e vice-versa, de modo a assegurar a satisfação deste último. O lançamento de um novo produto, e a definição de requisitos logísticos de suporte ao mesmo, enfrenta sucessivos desafios, sendo o primeiro a previsão das vendas – para determinar o volume de produção, que atenda à procura do cliente, e em função dessa estimativa definir: a alocação do espaço necessário para armazenagem, os meios de movimentação e transporte interno a serem empregues, e finalmente, definir e mapear o fluxo interno de todas as operações anteriores. Para atender a esta necessidade, foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura com base na metodologia PRISMA, para identificar e analisar os estudos até então desenvolvidos sobre o tema, e foi aplicada a metodologia Action Design Research (ADR), para desenhar a melhor solução para cada objetivo do projeto. No âmbito académico, este projeto representa um importante contributo para o estado da arte do corpo do conhecimento relativo a dimensões distintas da logística, congregadas num problema de negócios real, e abordadas como um todo. Para empresa, o projeto oferece soluções apresentadas como propostas para responder ao seu desafio pontual, à luz da ciência e das possibilidades existentes no mercado.porPrevisão de vendasAlocação de armazenagemArmazenagem automáticaMapeamento de fluxos internosValue stream mappingDefinição dos requisitos logísticos para a nova linha de produção da Revigrésmaster thesis203744497