Marques, Célio Gonçalo CardosoNeves, Cátia Antunes das2022-02-072022-02-072021-012021-01http://hdl.handle.net/10400.26/39234A gamification tem atraído a atenção de investigadores das mais diversas áreas. Surgiu o reconhecimento de que os jogos são poderosos, podem ensinar os seus utilizadores e é possível compreender os seus mecanismos e aplicar as suas técnicas de modo a alcançar resultados significativos num negócio. A gamification envolve aprendizagem e ajuda a compreender a motivação, o comportamento humano e a criação de padrões. Tendo em consideração a evolução da gamification ao longo dos anos, torna-se cada vez mais presente a necessidade de perceber a sua utilização nas empresas. É importante conhecer a forma como este recurso pode estar a influenciar as empresas e os seus colaboradores, em que departamento está a ser utilizado, com que objetivo, a tipologia de empresa que mais utiliza, entre outros fatores que possam ser relevantes para a investigação. É objetivo desta investigação o levantamento da utilização da gamification na região de Leiria. O nosso estudo surge do facto de não existe qualquer levantamento da utilização da gamification nas pequenas, médias e grandes empresas em Portugal, mesmo que esta temática apresente um interesse crescente. Com recurso a uma abordagem quantitativa, foram recolhidos dados junto das pequenas, médias e grandes empresas da Região de Leiria. Os resultados da amostra mostraram que a gamification não está a ser utilizada na região e que a maioria não conhece o conceito. Assim, surgiu a necessidade de reverter este cenário e promover a implementação de soluções de gamification nas empresas. Para isso, foram criadas propostas de implementação.porGamificationEmpresasRegião de LeiriaMotivaçãoElementos de jogoUtilização da Gamification nas pequenas, médias e grandes empresasum estudo na região de Leiriamaster thesis202914623