Oliveira Pires, Ana LuisaRodrigues, Maria RosárioFerreira, ElsaBaía, MárioTorres, João2023-12-042023-12-042021978-972-789-768-1http://hdl.handle.net/10400.26/48161Neste artigo partilha-se uma experiência de formação de professores do ensino superior, desenvolvida no Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), no âmbito de um projeto ERASMUS+ KA2 The system of support for academic teachers in process of shaping soft skills of their students (Soft Skills), decorrida entre dezembro de 2018 e janeiro de 2021. O projeto teve como objetivo a construção de um curso de formação modular, visando o desenvolvimento de competências dos professores e a aquisição de ferramentas e de estratégias metodológicas inovadoras, com recurso às tecnologias, procurando contribuir para a melhoria das práticas pedagógicas no ensino superior e para o desenvolvimento das Soft Skills dos seus estudantes. Neste âmbito, a equipa nacional construiu, implementou e avaliou o curso piloto: Utilização das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem, durante o ano letivo de 2020-21. Este seguiu o design definido pelo projeto internacional, inicialmente concebido em b-learning , mas que, face ao cenário de pandemia foi realizado integralmente a distância. Para a avaliação da experiência, consideraram-se as apreciações orais dos participantes durante o curso e as respostas a um inquérito por questionário no final da formação, cuja análise crítica será partilhada neste artigo. Os resultados evidenciam uma apreciação muito positiva da formação, com sugestões de melhoria pertinentes, a integrar em futuros cursos desta natureza. Destacamos o significado que a formação teve para os docentes: um espaço dinâmico de reflexão, partilha e aprendizagem entre pares, que proporcionou a interação no seio da comunidade académica, num contexto de pandemia marcado pelo isolamento social.porFormação PedagógicaTICSoft SkillsPandemiaEstratégias PedagógicasFormação pedagógica de professores no Ensino Superior: articulação de competências transversais e TIC em contexto de pandemiabook parthttps://doi.org/10.48528/yhzq-cp97