Freitas, Ana cristinaPereira, Ana Margarida de Oliveira2018-03-062018-03-062016http://hdl.handle.net/10400.26/21879A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do curso Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e 1º. Ciclo do Ensino Básico, e partiu de um conjunto de observações efetuadas no local de estágio: numa sala de 2º ano de escolaridade cujo modelo pedagógico adotado é o Movimento da Escola Moderna (MEM). O trabalho desenvolvido teve por finalidade caracterizar o MEM, quanto aos seus princípios, objetivos e organização curricular e, em particular, enquanto elo de ligação na relação pedagógica. A relação pedagógica constitui uma relação educativa e social que se estabelece entre o docente e o aluno. A recolha de informação necessária à concretização dos objetivos propostos foi efetuada, além da consulta de autores de referência, através de entrevistas semi diretivas a docentes do 2º e 4ºanos de escolaridade que operacionalizam o MEM na sua atividade profissional. Os testemunhos das docentes, sobre as suas práticas e princípios de atuação, proporcionaram uma visão mais concreta e contextualizada sobre o MEM, a relação pedagógica que estabelecem com os seus grupos de trabalho e sobre a interação entre estas duas dimensões. Os resultados sugerem que a relação pedagógica é fortemente influenciada pelas características desta pedagogia cujos princípios constituem, de acordo com a literatura, elementos-chave para a construção de uma relação pedagógica positiva.The present dissertation was developed within the scope of the Master Course of Qualification for Teaching in Pre-School Education and 1st. Cycle of Basic Education, and started from a set of observations made at the stage: in a room of 2nd year of schooling whose pedagogical model adopted is the Movement of the Modern School (MEM). The purpose of the work was to characterize the MEM, its principles, objectives and curricular organization and, in particular, as a link in the pedagogical relation. The pedagogical relationship constitutes an educational and social relationship that is established between the teacher and the student. The collection of information necessary to achieve the proposed objectives was carried out, in addition to the consultation of reference authors, through semi-directive interviews to teachers of the 2nd and 4th grades of schooling that operationalize the MEM in their professional activity. The teachers' testimonies, about their practices and principles of action, provided a more concrete and contextualized vision about the MEM, the pedagogical relationship they establish with their work groups and about the interaction between these two dimensions. The results suggest that the pedagogical relationship is strongly influenced by the characteristics of this pedagogy whose principles constitute, according to the literature, key elements for the construction of a positive pedagogical relation.porcooperaçãoautonomiadiferenciaçãopoderrelação pedagógicaresponsabilidadepartilhaMovimento Escola ModernacooperationautonomydifferentiationpowerPedagogical relationshipresponsibilitySharingModern School MovementO Movimento da Escola Moderna em 1º Ciclo: A influência no processo interativomaster thesis201871629