Barbosa, Jéssica2019-08-012019-08-012019-01-11http://hdl.handle.net/10400.26/29459A inatividade Física tem sido apontada como um dos principais fatores de mortalidade a nível mundial, além disso, esse mesmo fator tem sido atribuído a condições patológicas preocupantes, principalmente na população infanto-juvenil. As crianças e adolescentes têm a maior parte dos seus dias dedicada ao contexto escolar. A Organização Mundial da Saúde estabelece recomendações para esta população a nível de atividade física, enfatizando os benefícios que esta traz para a saúde. Com o declínio do tempo e da qualidade da disciplina de Educação Física, tornou-se fundamental o investimento extracurricular que complemente e assegure essa prática diária/semanal. Desta forma, o objetivo desse estudo foi compreender se os projetos extracurriculares promovem estilos de vida ativos e saudáveis. A amostra foi constituída por com 102 adolescentes do 9º ano de escolaridade (62% raparigas e 38% rapazes), com média de 14.4 anos de idade. A Bateria de Testes do Fitescola foi o instrumento utilizado para a avaliação da aptidão física dos alunos. Apenas 12 adolescentes constituíram a amostra final do estudo, sendo divididos em grupo experimental (n=6) e grupo de controlo (n=6). Durante 7 meses o grupo experimental foi submetido a sessões de atividade física extracurricular. Verificamos que os alunos que só participaram das aulas de Educação Física não apresentaram nenhuma evolução. Contudo, os alunos que participaram do projeto extracurricular apresentaram diferenças estaticamente significativas, sobretudo, na aptidão aeróbia (ES=0,77; p<0,05). Podemos concluir que, os projetos extracurriculares que promovam a atividade física trazem benefícios para a saúde dos alunos e podem contribuir para a prevenção de condições patológicas e adoção de hábitos ativos e saudáveis ao longo da vida.porProjetos extracurricularesAtividade físicaEducação físicaAptidão físicaAdolescentesOs Projetos Extracurriculares para a promoção de estilos de vida ativos e saudáveismaster thesis202269302