Gaspar, Maria Filomena Ribeiro da FonsecaVale, Vera2023-11-092023-11-092012http://hdl.handle.net/10400.26/47927É durante os primeiros anos de vida que se alicerçam as competências socioemocionais manifestadas em empatia, regulação emocional, resolução de problemas, competências estas essenciais para a prontidão escolar. O presente estudo apresenta a intervenção realizada com o Programa Anos Incríveis Educadores (Webster- -Stratton, 2003). Englobou crianças pré-escolares, utilizando grupo experimental e de controlo. Os resultados obtidos indicam que as educadoras que implementaram o Programa nos seus grupos descrevem as crianças, no final, como apresentando significativamente menos dificuldades do que no início e apresentando mais competências pró-sociais do que antes da implementação do Programa. Decorridos 7 meses após a intervenção os ganhos obtidos mantêm-se. Concluímos que formar educadores para providenciarem um ambiente de suporte socioemocional produz efeitos positivos no comportamento pró-social das crianças.porTecer para não ter de remendar : o desenvolvimento socioemocional em idade pré-escolar e o programa Anos Incríveis para educadores de infânciadoctoral thesis