Pereira, Teresa MatosMatos, Joana Gaudêncio2022-05-252022-05-252019Pereira, T. M., & Matos, J. I. G. (2019). Perspetivas cruzadas sobre a prática da pintura: Transdisciplinaridade em contexto de educação artística. In J. P. Queiróz (Ed.), Olhar, Perceber, Criar, Intervir: VIII Congresso Internacional Matéria-Prima (pp. 730-743). Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.978-989-8944-20-7http://hdl.handle.net/10400.26/40742O texto apresenta uma proposta de trabalho desenvolvida com estudantes das licenciaturas de Educação Básica e Artes Visuais no contexto da Escola Superior de Educação de Lisboa. A proposta de trabalho consistiu no desenvolvimento de um proje to de pintura tendo por objetivo a criação de uma composição abstrata. Esta possibilitou uma abordagem à abstração, aos processos criativos e de pesquisa artística baseada na prática, bem como avaliar a sua importância na formação de diferentes perfis profissionais (na área das artes visuais e da educação).The text presents a work proposal de veloped with students of Basic Education and Visual Arts degrees in the context of Lisbon Su perior School of Education. The work proposal consisted in the development of an abstract paint ing project. This allowed an approach to abstrac tion, creative processes and arts practice-based research as well as to evaluate their importance in the formation of different professional profiles (in visual arts and education).porEducação artísticaArtes plásticasPinturaProcesso criativoArt educationPlastic artsPaitingCreative processPerspetivas cruzadas sobre a prática da pintura: transdisciplinaridade em contexto de educação artísticabook part