Pires, Natália de Jesus Albino, 1970-Matias, Rafael José Freitas2021-07-062021-07-062021http://hdl.handle.net/10400.26/36969O presente relatório traduz-se numa proposta de intervenção baseada nas oficinas de gramática para a sedimentação de conhecimentos a nível da sintaxe. É um trabalho que tem por base a aprendizagem ativa pela descoberta e procura, essencialmente, que os alunos se envolvam num processo de descoberta pelas regras e estruturas linguísticas para, assim, poderem ter um papel ativo na construção das suas aprendizagens. Este trabalho foi levado a cabo no decorrer da prática educativa do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico do ano letivo 2019/2020. A turma em estudo encontrava-se no 5º ano de escolaridade e os conteúdos explorados foram as funções sintáticas de complemento direto e de complemento indireto. Esta investigação teve por base dois guiões de exploração, um para cada uma das funções sintáticas a estudar. Cada um desses guiões foi organizado tendo por base a literatura específica das oficinas de gramática e da aprendizagem ativa pela descoberta. O principal objetivo deste trabalho é entender até que ponto esta metodologia pode contribuir para a sedimentação de conhecimentos e, principalmente, aumentar o gosto pela gramática.porGramáticaOficina de GramáticaAprendizagem Ativa de DescobertaFunções SintáticasSedimentação de ConhecimentosO contributo das oficinas de gramática para a sedimentação de conhecimentos a nível da sintaxe: complementos direto e indiretomaster thesis202736032