Moura, AndreiaMira, Maria do RosárioPaiva, S.2023-10-242023-10-242016http://hdl.handle.net/10400.26/47448As alterações sociodemográficas nas sociedades contemporâneas têm impacte na atividade turística, já que estas afetam o comportamento dos consumidores turísticos que procuram soluções alternativas para responderem ao que assumem como sendo uma necessidade (Gaulia, 2009). Observa-se um novo comportamento dos consumidores na forma como olham para o turismo, dispondo-se a recorrer ao crédito bancário para concretizarem os seus desejos (Oliveira & Jesus, 2013). Assim, o objetivo deste estudo é conhecer as diferenças entre os turistas que recorrem a estas estratégias e os que não o fazem. Para isso, realizou-se um estudo empírico de caráter exploratório, de natureza qualitativa, apoiado em entrevistas semiestruturadas. Os resultados demonstram que, potencialmente, as pessoas que recorrem ao crédito para a realização de viagens apresentam algumas caraterísticas distintas das restantes, tanto ao nível dos valores familiares e do tipo de viagem que realizam, como ao nível de variáveis sociodemográficas.porTurismoCréditoComportamento do consumidorEmpréstimo bancárioO turismo e o crédito bancário: que caraterísticas apresentam os turistas que recorrem ao crédito para viajarjournal articlehttps://doi.org/10.57883/thij7(1)2016.30325