Pereira, LucianoBracinhos, Isa Filipa Leandro2014-06-192014-06-192014-06http://hdl.handle.net/10400.26/6506Mestrado em Educação Pré-EscolarA creche e o jardim de infância desempenham um papel significativo no desenvolvimento das crianças, sobretudo no que se refere à aquisição de regras e comportamentos sociais. Deste modo, o presente estudo, desenvolvido no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Educação Pré-Escolar, pretende aprofundar o conhecimento sobre o tipo de modalidades de construção dos comportamentos sociais e das regras que são praticadas em contexto de creche e jardim de infância. Neste sentido, optou-se por uma metodologia qualitativa, de acordo com o paradigma interpretativo e a investigação-ação. O método de recolha dos dados teve por base a observação participante nos dois contextos de estágio (creche e jardim de infância), o inquérito por questionário (às educadoras) e por entrevista (às crianças do jardim de infância) e a pesquisa documental. A análise dos resultados mostra que as regras e os comportamentos sociais assumem-se como um eixo prioritário na prática educativa em contexto pré-escolar. As regras são negociadas mediante um compromisso de respeito mútuo e são entendidas, quer pelas educadoras quer pelas crianças, como uma forma de respeitar o espaço da sala e os outros (os adultos e os pares). Por outro lado, os comportamentos sociais são promovidos através do diálogo e da realização de atividades lúdicas, dando-se particular destaque a comportamentos de convivência social como o respeito e a ajuda aos amigos. Os resultados encontrados mostram que as crianças, quando bem orientadas pelos adultos, assimilam facilmente aquilo que lhes é transmitido. Este tipo de práticas deve ser implementado desde que as crianças entram na creche e jardim-de-infância, contribuindo para o desenvolvimento integral do sujeito.Nursery and kindergarten play a significant role in children’s development, particularly in relation to the acquisition of social rules and behaviors. This study is part of a Master Degree in Preschool Education (curricular traineeship) and aims at achieving a thorough knowledge about the construction of social behaviors and rules in the context of nursery and kindergarten. Therefore, a qualitative methodology was used in this study, according to the principles of the interpretative paradigm and research action. This data collection method was based on participant observation in two institutions (nursery and kindergarten), a survey by questionnaire (to the educators) and by interview (to children), and bibliographical research. The analysis shows that rules and social behaviors are assumed as a priority in educational practice in preschool contexts. The rules are negotiated through a mutual respect commitment and understood, both by the teachers and the children, as a way to respect the physical space and the others (adults and peers). On the other hand, social behaviors are promoted through dialogue and playful activities, with a particular emphasis on those behaviors related to social relations such as respect for others and helping friends. Results show that children, when well-guided by adults, are more likely to assimilate what is given to them. Such practices should be applied from the moment children arrive at the nursery and kindergarten, contributing to the overall development of the individual.porCrecheJardim de infânciaComportamentos sociaisRegrasDisciplinaDesenvolvimentoNurseryKindergartenSocial behaviorsRulesDisciplineDevelopmentRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioRegras e comportamentos sociais no contexto de creche e jardim de infância: conceções e práticas das educadoras: conceções das crianças no jardim de infânciamaster thesis201682958