Pereira, RitaMendes, PedroRebelo Leandro, Cristina2023-10-252023-10-252022http://hdl.handle.net/10400.26/47536O espaço exterior da escola pode funcionar como affordance para as crianças se tornarem mais ativas, ajudando-as a interligar diferentes saberes, e deste modo construir o seu próprio conhecimento. Este estudo contemplou 12 aulas de Educação Física (EF), tendo como matriz as Aprendizagens Essenciais (AE) da EF para o 2.º ano e decorreu no mês de março de 2022. As sessões de tipologia interdisciplinar tiveram como tema indutor a história "Arrumado" onde foram trabalhados temas de várias disciplinas. Deste modo, uma turma do 2.º ano (20 alunos), de uma escola de Coimbra, vivenciou três sessões semanais de EF, duas em formato "tradicional" e uma interdisciplinar, emdois contextos: escola e Natureza. Esta investigação pretendeu responder a dois objetivos: analisar a relevância do contexto Natureza na prática da EF do 1.º CEB e refletir sobre o papel da prática interdisciplinar entre a EF e as outras disciplinas. O instrumento metodológico utilizado foi o focus groups. A análise dos resultados permitiu concluir que o contexto Natureza foi o ambiente que as crianças elegeram como preferido para a prática de EF. Foi ainda possível constatar que as práticas interdisciplinares dinamizadas no decorrer destas aulas de EF mereceram grande relevância pelos alunosporEducação FísicaContexto NaturezaInterdisciplinaridade1.º CEBPhysical EducationNature ContextInterdisciplinarPrimary SchoolAs potencialidades da educação física enquanto promotora da interdisciplinaridade em contexto naturezabook part