Botas, Lénia Sofia dos Santos2012-08-082012-08-082012-07http://hdl.handle.net/10400.26/2497Este estudo surge no âmbito da dissertação final do Curso de Mestrado em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor da ESE João de Deus e desenvolve-se em torno da temática Perturbações de Leitura e Escrita, cujos contornos remetem para o estudo da perspetiva dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico face à inclusão dos alunos com estas perturbações nas suas práticas de ensino e à utilização da literatura Infantil como recurso no seu processo de ensino/aprendizagem da leitura e da escrita. Esta investigação desenvolveu-se partindo de uma amostra de 180 docentes do 1º CEB e Educação Especial e o seu objetivo é, neste sentido, analisar se os professores em questão possuem conhecimentos acerca da temática em estudo e se recorrem à Literatura Infantil no ensino/aprendizagem da Língua Materna aos alunos com PLE/Dislexia: a) perceber se os professores de 1º CEB procedem à inclusão dos alunos com PLE nas suas práticas letivas; b) perceber se os professores do 1º CEB se encontram preparados para trabalhar com alunos com PLE/Dislexia; c) refletir acerca da utilização, por parte dos professores de 1º CEB, de práticas de ensino de leitura e escrita variadas que incluam o recurso à Literatura Infantil. Neste sentido, neste estudo, é desenvolvido o conceito de PLE/Dislexia, a forma como os docentes possuem conhecimentos e desenvolvem práticas inclusivas em torno desta temática e o nível de envolvimento atribuído à Literatura Infantil, enquanto elemento promotor do desenvolvimento psicossocial da criança, nas suas práticas pedagógicas.porNecessidades educativas especiaisDislexiaDificuldades na leituraDificuldades na escritaIntegração escolarLiteratura infantilPerspetiva dos docentes de 1º CEB/educação especial face à inclusão dos alunos com perturbações de leitura e escrita/dislexia nas aulas de língua portuguesa e ao recurso à literatura infantil no seu processo de ensino/aprendizagemmaster thesis