Boaventura, DianaRocha, Madalena Melo Breyner Andrade2018-05-082018-05-082018-03-26http://hdl.handle.net/10400.26/22823O presente “Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV encontra-se dividido em quatro capítulos: relatos de estágio; planificações; dispositivos de avaliação e proposta de um projeto final. O primeiro capítulo, relatos de estágio, tem a narrativa de aulas observadas durante o estágio profissional, não só das educadoras como de colegas de estágio. Encontram- -se ainda neste capítulo três relatos de atividades realizadas por mim. No segundo capítulo, apresento oito planificações de atividades realizadas em estágio, quatro delas na educação pré-escolar e quatro no 1.º Ciclo do Ensino Básico, nelas mostro diferentes estratégias, recursos e conteúdos lecionados nos diferentes níveis de ensino. No capítulo dos dispositivos de avaliação, apresento quatro avaliações, duas na educação pré-escolar, na faixa etária dos 3 anos e na faixa etária dos 5 anos, e duas no 1.º Ciclo do Ensino Básico, no 1.º ano e no 4.º ano. Os dispositivos de avaliação apresentados são relativos a diferentes áreas e utilizei como método uma grelha de observação, duas propostas de trabalho e um protocolo de atividade experimental. Por fim, o último capítulo denominado projeto VER, foi pensado para ser realizado com crianças de 3.º ano com o objetivo principal de trabalhar os diversos conteúdos das diferentes disciplinas de forma lúdica e através de atividades experimentais. Com a elaboração deste relatório pretende-se apresentar todo o percurso realizado enquanto estagiária para a formação como futura educadora e professora.porrelatórioeducação pré-escolarensino do 1º ciclo do ensino básicoRelatório de Estágio Profissionalmaster thesis201911850