Dias, ÁlvaroAstuto, Marcello da Silva2014-12-152014-12-152013-11-01http://hdl.handle.net/10400.26/7229A velocidade das transações comerciais entre empresas nacionais e transnacionais exige maior capacidade gerencial dos dirigentes, tecnologias de ponta, estrutura organizacional mais eficiente e decisões rápidas. O desafio dos gestores é desenvolver estratégicas competitivas sustentáveis, neste hostil ambiente. Esta pesquisa teve como objetivo principal avaliar as decisões estratégicas adotadas como diferencial competitivo, por empresas do segmento de alimentação fora do lar, especificamente bares e restaurantes, e comparar com as decisões estratégicas de outras empresas concorrentes no segmento, no mercado manauara. Para tanto, procedeu-se uma análise quali-quantitativa e descritiva-analítica dos dados obtidos por meio de questionário para avaliação das capacidades dinâmicas das empresas, recorrendo-se a pesquisa e estudo de casos múltiplos. Os resultados indicam como os gestores avaliam seu próprio desempenho a frente do negócio, sua postura na relação com colaboradores, fornecedores e concorrentes, e as prioridades e critérios utilizados quando da elaboração de estratégias de atuação de mercado, ainda que de forma empírica. Pode-se, ainda, extrair algumas reflexões acerca dos recursos e capacidades que fazem ou podem efetivamente fazer, a diferença em termos estratégicos frente a concorrência, e que pode significar o sucesso ou o fracasso do empreendimento, a manutenção ou a perda de vendas e clientes, a ampliação ou o sumiço da empresa no mercado. Percebeu-se, ainda, a relação direta entre o sucesso dos empreendimentos pesquisados com o efetivo uso de seus recursos físico, humano e organizacional no desenvolvimento de estratégias competitivas. Da mesma maneira, os bons resultados alcançados advém, ainda, da competência em gerenciar estes recursos para obter vantagem estratégica sustentável.porEstratégiaDecisões EstratégicasEstratégia CompetitivaRecursosCapacidades DinâmicasDecisões Estratégicas: Um Estudo de Caso Comparativo no Segmento de Alimentação Fora do Lar em Manausmaster thesis201200538