Borges, Ana PintoDias, Patrícia Alexandra Barbosa2022-06-072022-06-072022-05-232022-03-24http://hdl.handle.net/10400.26/40957Esta investigação tem como objetivo medir e avaliar os determinantes do indicador global de literacia financeira dos estudantes do ensino superior em Portugal. Adicionalmente pretende avaliar a relação existente entre o indicador de literacia financeira e os indicadores de resiliência e bem-estar financeiro. A investigação parte da revisão de literatura relevante e assenta numa perspetiva quantitativa, com recurso a um questionário, aplicado numa amostra de 469 estudantes. O questionário foi baseado em diversos estudos, nomeadamente os do Banco de Portugal (2011), do Plano Nacional de Formação Financeira (2016, 2021), da OCDE (2016a, 2020), do CFPB (2015b) e de Potrich et al. (2016). Os resultados obtidos foram sujeitos à análise descritiva e à aplicação de técnicas não paramétricas e revelaram que os estudantes do ensino superior apresentam indicadores globalmente mais satisfatórios quando comparados com a população portuguesa, e são essencialmente influenciados por fatores demográficos como a idade, o género, o nível de escolaridade e o rendimento. Foi ainda validada estatisticamente a existência de uma relação entre o indicador de literacia financeira e os indicadores de resiliência e bem-estar financeiro. Este estudo é inovador porque é o único que pretender determinar os referidos indicadores em estudantes do ensino superior, adotando a atual metodologia seguida pelos países na determinação da literacia financeira, mas incorporando uma vertente ligada à literacia financeira digital, um conceito ainda pouco explorado nos estudos internacionais. A principal limitação do estudo prende-se com a pouca diversidade geográfica dos inquiridos, o que não permite a comparação entre as diferenças zonas geográficas.porBem-estar financeiroDeterminantesEnsino superiorLiteracia financeiraPortugalResiliência financeiraLiteracia, Resiliência e Bem-estar Financeiro nos estudantes do ensino superiormaster thesis203023030