Rodrigues, Rita NevesRato, VirgílioM. L. Martins, Fernando2023-10-022023-10-022021http://hdl.handle.net/10400.26/46926As dificuldades sentidas pelos alunos na disciplina de matemática prendem-se com lacunas desenvolvidas nos anos iniciais, nomeadamente, relacionadas com os princípios do sistema de numeração decimal. Aquando do ensino dos algoritmos da adição e da subtração, estas dificuldades tornam-se bem evidentes e comprometem o desenvolvimento das aprendizagens dos alunos. A resolução de situações problemáticas envolvendo os sentidos das operações adição e subtração, não só, pressupõe a compreensão dos princípios do sistema de numeração decimal, mas também, a compreensão de cada um destes sentidos. Compete ao professor utilizar estratégias e materiais que promovam a compreensão dos alunos acerca de cada um destes conteúdos, garantindo aprendizagens com significado. A prática educativa apresentada neste estudo teve como objetivo a promoção destas mesmas aprendizagens. Deste modo, desenvolveram-se um conjunto de sessões onde os alunos, em pares, resolveram situações problemáticas envolvendo os sentidos das operações aritméticas adição e subtração, com recurso a materiais manipuláveis.porMateriais manipuláveisResolução de situações problemáticasAdiçãoSubtração1.º Ciclo do Ensino BásicoTabuleiro decimal e a resolução de situações problemáticas envolvendo as operações aritméticas adição e subtraçãojournal articlehttps://orcid.org/0000-0002-1812-2300