Rebolo, Maria AmáliaBranco, Lúcia2018-09-102018-09-102016-11-25http://hdl.handle.net/10400.26/24093O presente relatório enquadra-se no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente nas unidades curriculares de Práticas Supervisionadas em contexto de Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. A principal escolha desta temática provém de uma determinação e curiosidade pessoal, em que pretendo entender o porquê da área da música não ser tão desenvolvida no pré-escolar, e principalmente no 1º Ciclo do Ensino Básico, como as áreas do português, da matemática e do estudo do meio. O relatório visa fortalecer a abordagem da Expressão Musical em contextos interdisciplinares e na sua articulação em conteúdos/domínios. Garantindo os principais contributos da Expressão Musical, tais como, ritmo e movimento para o desenvolvimento global da criança em idades pré-escolar e escolar. Neste sentido, pretende-se analisar e descrever criticamente as ações em contexto de sala de aula. Para o desenvolvimento deste relatório recorreu-se à investigação qualitativa como metodologia de investigação-ação. Desenvolveu-se, assim, uma atitude de pesquisa, experimentação, análise e reflexão, ações que são fundamentais para melhorar a prática educativa e facultar às crianças uma educação de qualidade.porExpressão musicalEducação pré-escolar1º Ciclo do ensino básicoArticulaçãoA música como estratégia de motivação para trabalhar as diferentes áreas curriculares no pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básicomaster thesis201554461