Mena, RicardoCardoso, José Rafael Almeida2025-08-112025-08-112025-07-22http://hdl.handle.net/10400.26/58351A presente dissertação tem como objetivo investigar de que modo os streamers da Twitch, afetam a decisão de compra de videojogos e itens digitais dos espectadores portugueses. O aumento da popularidade do streaming de videojogos e a relação parassocial que se forma entre streamers e os espectadores despertam o interesse de investigar as dinâmicas de influência que ocorrem no contexto digital. Através de uma abordagem metodológica qualitativa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas a dois grupos distintos, streamers da Twitch e espectadores portugueses, com a finalidade de obter uma visão mais aprofundada sobre as motivações, perceções e comportamentos relacionados à influência dos streamers. A análise de conteúdo possibilitou a identificação de categorias e subcategorias ligadas a relações parassociais, credibilidade percebida, às características mais valorizadas nos streamers e a perceção sobre a popularidade do consumo crescente de videojogos via a prática de streaming. Os resultados evidenciam que a relação parassocial entre espectadores e streamers impactam de forma significativa a decisão de compra, especialmente quando relacionada com fatores como a autenticidade, credibilidade, interação e a solidificação de comunidades digitais. Além disso, a influência dos streamers demonstrou-se particularmente eficaz em públicos que estão emocionalmente conectados. Assim esta dissertação enriquece a compreensão académica relativamente ao marketing de influência e entretenimento na indústria dos videojogos.porMarketing de influênciaTwitchStreamersRelação parassocialVideojogosDecisão de compraExplorar de que forma as relações parassociais e a credibilidade percebida dos streamers da Twitch influenciam a decisão de compra de videojogos e itens digitais entre diferentes segmentos de espectadores portuguesesmaster thesis203978900