Dantas, Rosane ArrudaPagliuca, Lorita Marlena FreitagAlmeida, Paulo César DeCarvalho, António Luís2020-09-152020-09-152010Cienc Cuid Saude 2010 Abr/Jun; 9(2):333-340http://hdl.handle.net/10400.26/33316Para um resultado fiel no exame da acuidade visual o indivíduo deve conhecer o objeto demonstrado. Para pré-escolares, não existe um teste que atinja os objetivos esperados. Objetiva-se identificar figuras feitas por crianças em Portugal e no Brasil e comparar características dos desenhos elaborados. De caráter comparativo e quantitativo, este estudo foi realizado em 2003 no Brasil e em 2005 em Portugal, com 342 pré-escolares de 4 e 5 anos. A coleta de dados foi feita com a elaboração de desenho livre e análise e seleção quantitativa. As frequências de desenho semelhantes entre as crianças do Brasil e as de Portugal foram: ser humano; sol; casa; árvore; flor; boneco; nuvem; e bola. As diferenças entre os desenhos das crianças dos países foram consideradas significantes (p =0,026). Nas figuras que se repetiram existiram formatos diferentes para a casa, x² = 61,75; e para a árvore x² = 18,31. Tais resultados reforçam a necessidade de escalas regionalizadas.porOftalmologiaPré-EscolarAcuidade VisualEstudo comparativo de figuras para optótipos entre crianças do Brasil e Portugaljournal article10.4025/cienccuidsaude.v9i2.112481984-7513